Re: FBX - REVIT

cesarita
cesarita
on 1233664997:
<br /> />
<br /><br />Bom contributo Cercas. :D<br /><br />Desde já, aproveito pra fazer citação do teu link, comentado em outro tópico da secção dúvidas, pois acho que se enquadra perfeitamente neste tópico, tendo em conta os iniciantes.<br /><br />Cumpr´z

Comments

• DEF
    DEF
    Muito bm esse material :)<br /><br />Uma boa ajuda!<br />:)
  • cesarita
    cesarita
    Ora bem aqui segue de novo mais uma dica útil para quem deseja fazer trabalho de render a partir do mental ray no max  e que por vezes sucede um erro de iniciante:<br /><br />
    "Warning:Renderer is not mental ray"
    <br /><br />Solução, bem simples na verdade e passo a citar desde já com uma  imagens(para os mais preguiçosos).<br /><br />1-Ir ao Menu Customize;<br />2-Depois escolher o sub-menu "Custom UI and Defaults Switcher" <br />  2.1-No "initial settings" escolher "DesignViz.mentalray" ou apenas "metalray";<br />  2.2-Depois no "UI scheme" escolher por exemplo "modular toolbars UI"<br />3-Reiniciar o max para ficar com as configurações desejadas.<br /><br />Cumpr´z ;)<br /><br />[anexo apagado pelo Administrador | ficheiro com mais de 2 anos]
  • alan_eu
    alan_eu
    Nova boa contribuição. Ainda não tenho usado o FBX, pois não me licenciei com o Max 2009. A diferença de tempo de render que você mostrou na imagem, confirma muitas hipóteses também.
  • ruivenda
    ruivenda
    É verdade Alan... Muito embora, se analizarmos com detalhe ambas as imagens a do revit tem mais qualidade de iluminação que a do 3ds max. Eu diria que o efeito de radiosidade está mais detalhado no revit que no max (indirect illumination), o que tem muito significado no momento da renderização.<br /><br />Ainda assim é uma diferença assinalável de um motor para o outro - cerca de metade do tempo no max que no revit, quando realizadas imagens de qualidade identica.<br /><br />Entretanto bons contributos para o fórum...
  • cesarita
    cesarita
    on 1219075175:
    <br />Nova boa contribuição. Ainda não tenho usado o FBX, pois não me licenciei com o Max 2009. A diferença de tempo de render que você mostrou na imagem, confirma muitas hipóteses também.<br />
    <br /><br />O Timing de render nem se comparar sequer, apesar de importar FBX no max eu tenho usado o V-Ray, não importo me nada com o trabalho extra, pois prefiro assim por causa da qualidade a mais que oferece, mas o mental ray tem me oferecido bons resultados.<br /><br />Depois postarei 3 Renders de umas maquetes que ando ocupado para se fazer umas comparações, no Revit(MentalRay), no max(MentalRay) e finalmente o meu preferido max(V-Ray).<br />Cumpr´z
  • anymakiaco
    anymakiaco
    ótimas contribuições Cesar...<br /><br />apesar de eu estar ansioso para começar a postar alguns testes, a vida nao tem me dado muita oportunidade por aqui... estou bastante ocupado com uns compromissos, mas sempre que puder estarei acrescentando algo....<br /><br />quanto ao render do revit, o que pude perceber nos primeiros testes foram o inevitável erro de se usar de imediato os presets que vem com ele...<br /><br />a autodesk facilitou o máximo para iniciantes, assim como no mentalray no max... entretanto é necessário aprofundar nos estudos para refinar os ajustes separados dentro do render do revit para realmente comprovar essa disparidade.....realmente temos um time render muito grande.... como sabemos essa relação comparativa com o max nao tem nexo, pois ele é um programa que tem otimizações para o render, e apesar disso, tem a possibilidade de usar fotons em conjunto com o final gather, o q no revit ainda nao tive a oportunidade de verificar se realmente temos apenas o final gather, que é aburdamente mais pesado....<br /><br />enfim...muitos testes virão com o tempo e procurarei exercer minha parte na moderação dessas pequenas salas ok!!!<br /><br />é um assunto que tenho bastante experiência e já tive alguns entraves e sustos na utilização do file link manager no max, para quem quiser ver, o caso está relatado neste tópico >>>>>>> http://www.bimforum.com/forum/index.php?topic=960.msg6362#msg6362<br /><br /><br />portanto estarei acompanhando o tópico sobre esses testes de perto... mais pra frente estarei testando a fundo o FBX<br /><br />Abraço a todos
  • anymakiaco
    anymakiaco
    Assim como o FBX, o DWG quando importado diretamente pelo file link manager no max, apresentam certos problemas de Faces invertidas, o que dá o maior trabalho para arrumar.... <br /><br />tenho conseguido resolver alguns desses problemas com o surface deviation...li uma vez em algum lugar que quanto menor o valor, maior a qualidade da malha exportada/importada.<br /><br />este seria um outro problema do sistema importação e exportação.<br /><br />As familias criadas com varredura, também apresentam certos problemas com seus componentes no max, não sendo possível suavizar direito as faces, ficando meio pretas e algumas manchadas....outro fator para estudo seria como levar uma modelagem o mais limpo possível para o max, com suas ids setadas, e os materiais rigorosamente organizados....<br /><br />testes e mais testes !!!
  • alan_eu
    alan_eu
    Tme outro algo que dá uma ajuda extra q é o unify normals (algo assim) em edição do edit mesh. O surface deviation é algum modificador ou algum parâmetro na hora que se traz o arquivo importado?
  • anymakiaco
    anymakiaco
    dentro das configurações na hora de importar o modelo (Autcad DWG, Legacy Autocad, e os parametros de importação do file limnk manager com preset Revit)<br /><br />quanto essa opção do edit mesh de unificar as normais não deu certo comigo....acabei de ter um problemão com um projeto em 3D feito no revit e renderizado no max.... uma mão de obra absurda....<br /><br />ainda vou testar parametro por parametro...na importação....<br /><br />não acho que a autodesk iria investir tão alto em um negócio desse pra não funcionar<br /><br />muitos estao dizendo que o fbx está funcionando bem...ma eu acredito ser apenas com projetos bem simples...se o projeto é bastante rebuscado quanto à forma das paredes, creio que se passa pelo que passei essa semana...o negocio que era para ser entregue rapido acabou me atrasando até hoje...estou renderizando as ultimas imagens...<br /><br />mas vou testar com um projeto mais simples, pois com esse eu já cansei...eheheh....<br /><br />abraço
  • alan_eu
    alan_eu
    Da forma padrão, exportado para dwg e depois importado no max, nunca tive problemas. O fbx realmente mexi muito pouco e não tenho experiência suficiente parar tirar as conclusões.
  • cesarita
    cesarita
    on 1233664997:
    <br /> />
    <br /><br />Bom contributo Cercas. :D<br /><br />Desde já, aproveito pra fazer citação do teu link, comentado em outro tópico da secção dúvidas, pois acho que se enquadra perfeitamente neste tópico, tendo em conta os iniciantes.<br /><br />Cumpr´z
  • ricardoberkut
    ricardoberkut
    Cuidado aos que usam FBX, ele da problema nos normais.<br />Não sei se da no MAX, pois uso o MAYA.<br />
  • anymakiaco
    anymakiaco
    on 1272876901:
    <br />Cuidado aos que usam FBX, ele da problema nos normais.<br />Não sei se da no MAX, pois uso o MAYA.<br /><br />
    <br /><br />OBRIGADO pelo aviso... mas no max ainda não vi muitos problemas... o máximo que é preciso fazer, é no final da modelagem a gente aplicar um smooth com autosmooth ligado....<br /><br />
  • ricardoberkut
    ricardoberkut
    on 1276355077:
    <br />OBRIGADO pelo aviso... mas no max ainda não vi muitos problemas... o máximo que é preciso fazer, é no final da modelagem a gente aplicar um smooth com autosmooth ligado....<br /><br /><br />
    <br /><br /><br />Qual a função desse smooth Anymakiaco? quero saber qual é o equivalente dele no maya, hehehe.<br />Abraços
  • anymakiaco
    anymakiaco
    apenas suaviza a visualização em shader, ou seja, a visualização preenchida com uma iluminação de viewport básica...<br /><br />quando as faces estão com angulação mínima e máxima fora do padrão, ocorre manchas na malha na renderização, também ficam visíveis algumas vezes somente no render.<br /><br />Não confunda com TurboSmooth ou Meshsmooth no max... pois ambos fazem uma subdivisão de polígonos em sua malha, em conjunto com um Relax, onde a malha se subdivide e relaxa ao mesmo tempo, criando quinas arredondadas e formas mais suaves, no que diz respeito a modelagem orgânica... mas esta é outra praia...<br /><br />não conheço o maya a fundo, não posso te orientar nesse sentido...<br /><br />mas acredito ser com o mesmo nome.<br /><br />
Sign In or Register to comment.
© Copyright 2014 - Creative Dreams | Powered by Vanilla
All times are UTC